segunda-feira, 6 de maio de 2013

Turismo Pedagógico - "Um potencial educativo"



Turismo pedagógico ou turismo educativo:


RESUMO:

É um importante mecanismo facilitador do processo ensino aprendizagem que permite promover atividades de integração de conteúdos curriculares em projetos multidisciplinares. Grande recurso, no processo de construção do conhecimento socialmente adquirido, adaptável a qualquer nível de escolaridade. Permite abrir as portas de um novo mundo repleto de surpresas e aventuras. Com a utilização das viagens de estudo na prática de ensino e através destas demonstrando que é possível aprender in loco, o que foi visto teoricamente em sala de aula.
Através de um trabalho educativo e bem planejado poderemos possibilitar aos alunos uma melhoria significativa na qualidade do ensino, saindo dos limites da sala de aula e apresentando um mundo de referências reais palpáveis.







 
 
 
O início do projeto:
Ao analisar vários depoimentos dos alunos após o passeio turístico por nosso município pude comprovar sobre a eficácia do turismo pedagógico, verificando que desde que se priorizem algumas ações, as viagens ou passeios de estudo podem ser importantes recursos no processo ensino- aprendizagem. Pois, ao empreender as viagens e passeios turísticos educativos expandem-se os horizontes culturais dos indivíduos, ampliam e enriquecem a forma de pensar e de viver. Os atrativos turísticos, tanto naturais, quanto culturais, são infindáveis fontes, para as mais variadas áreas do conhecimento.



 
 
O Objetivo Geral: introduzir as questões do turismo tendo como enfoque principal a história e o desenvolvimento do nosso município, onde estaremos visitando seus pontos turísticos e contemplando a nossa cultura ao longo do tempo. A cidade, sua gente, seu artesanato, seus costumes, sua gastronomia, sua economia, sua biodiversidade, etc.

Objetivos específicos

Consolidar o conhecimento do patrimônio histórico, cultural, e paisagens naturais.

Apresentar os monumentos históricos no contexto em que foram erguidos e no contexto atual. Analisar a importância do patrimônio cultural na formação da identidade da população local em face do turismo.

Destacar as potencialidades locais e usufruir positivamente dos seus recursos, tanto humanos quanto naturais promovendo viagens de estudo e passeios na comunidade, ao redor e no pátio da escola.

Despertar no educando habilidades e competências que serão estimuladas através da vivência para serem estes, turistas potenciais que quando adultos, além de promover o aquecimento da economia do município na questão turística, serão também defensores do patrimônio natural e cultural em qualquer parte do mundo.

Ler e conhecer a Agenda 21 Brasileira e municipal: Missão Terra - O Resgate do Planeta

Ler e construir textos poéticos e narrativos sobre o tema.

 

 
Campo Alegre possui um enorme potencial turístico em virtude das suas belas paisagens naturais.


Campo Alegre é uma cidade de Santa Catarina que também se apresenta com enorme potencial turístico, em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais existentes em seu território. Como: cascatas, cachoeiras, nascentes de rios e uma flora e fauna abundante. Esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade, na atividade turística, apenas muito pouco ainda é explorado.

O turismo é um grande gerador de receita em um município, pois pode abrir grande número de postos de trabalho direto e indireto e também age como mantenedor cultural, pois preserva a identidade do lugar, como seus monumentos históricos, hábitos e costumes. E possui características ambientais por aliar renda e preservação, um exemplo disso é o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio-ambiente. E em nosso município existe a realização de esportes “radicais” que são feitos em contato com a natureza como:

O turismo possui também a capacidade de organização social, em face de, por exemplo: para atender as necessidades dos turistas que aparecem na cidade estes precisarem da infraestrutura de hotéis, rodovias, restaurantes, lazer, meios de comunicação entre outros.

Em suma, Campo Alegre ainda tem muito que desenvolver-se nessa área, mas podemos ver seu enorme potencial para transformar-se numa cidade turística, o que seria muito bom para nosso município, pois a“indústria” do turismo pode ser mais rentável que o setor industrial e rural e menos degradante. No mundo, esse é uma nova tendência econômica.

[...] o turismo atual deve ser considerado basicamente como produto da
cultura, no sentido amplo deste termo. Por isso, as explicações de
caráter econômico que são utilizadas para compreender a
transcendência do turismo são, evidentemente, insuficientes, ainda que
ignificativas, porque não contemplam e tampouco consideram a
diversidade de dimensões do fenômeno (MOLINA; RODRIGUEZ, 2001,
p.9).




 
Em todo nosso município existem casarões antigos, fazendas antigas e novas que são muito lindas, o museu, praças, chafariz, lagos, lagoas, rios, cachoeiras, matas, morros e muito mais...

Que devemos conhecer e cuidar são lugares que falam de nossa cultura e que os alunos e turistas devem conhecer e preservar.

 

Só se ama e se preserva o que se conhece, e é saindo dos limites da sala de aula que o aluno pode de fato conhecer as riquezas de  seu município, municípios vizinhos e seu país.

 




 

Tornar-se um cidadão consciente de sua responsabilidade para com o patrimônio natural e cultural e principalmente contribuir para a sua preservação além de entender e respeitar a diversidade cultural.

 

 
Considerações finaisCom o turísmo educativo podemos ter uma nova visão de turismo não somente como uma atividade geradora de negócios e renda para uma comunidade, mas como uma atividade ampla que engloba aspectos pedagógicos importantes para conservação do patrimônio, da cultura do lugar, sua paisagem natural; que é o resultado do trabalho da natureza, de milhões de anos, e o legado de muitas gerações. Levando assim o educando a conscientizar-se que nossa biodiversidade é uma das mais ricas do mundo por sua diversidade, espaço geográfico, clima e vegetação. Favorecendo a identidade do povo e a construção da cidadania destes alunos. Para tornarem-se um cidadão consciente de sua responsabilidade para com o patrimônio natural e cultural e principalmente contribuir para a preservação, além de entender e respeitar diversidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário