segunda-feira, 6 de maio de 2013

Conhecendo nossa linda Campo Alegre O Paraíso da Serra"






Pórtico de entrada
 
 
 
 
 

Prefeitura Municipal de Campo Alegre
Créditos: Samille Kestering



O prédio onde se situa a prefeitura municipal é tombado pelo patrimônio histórico municipal, e já chegou a abrigar a cadeia pública local. Atualmente é sede do poder executivo e conta ainda com a galeria dos ex-prefeitos da cidade, ilustrados em grafite.
Possui também uma bela praça em frente, que enfeita o Paço municipal, e foi construída junto com a prefeitura no ano 1929. Recebeu o nome de "Eugênio Tabbert" em homenagem ao prefeito que fez a reforma desta praça. É ladeada por gigantescas árvores, com jardins de belas hortênsias e um chafariz com peixes coloridos.


 
 

Museu no centro da cidade      

Museu Stolat
 

Museu Sto Lat

Fundado em 19/11/2005 pela Braspol, o museu é uma iniciat
iva da professora Eulália Dziedzickc e do historiador amador Marcio Augustin. Seu acervo guarda objetos relacionados à cultura polonesa de Bateias de Baixo. Há também artefatos indígenas, antigas ferramentas usadas no campo, além de fotos e objetos de grande significado para a história da vinda dos imigrantes poloneses a Campo Alegre, dentre eles um Baú trazido da Polônia, a réplica de fogão usado pelos imigrantes poloneses, uma desnatadeira importada da Alemanha, e até a “bateia”, uma gamela da madeira que era usada para garimpar ouro.


 


Monimento ao centenário
Créditos: Samille Kestering


Monumento ao centenário


Inaugurado no aniversário de cem anos de Campo Alegre (1997), o monumento representa uma das belezas existentes no município: a araucária angustifólia ou pinheiro, que cresce dentro de uma mão estilizada, representando o povo campo-alegrense

Como chegar:

Localizado na entrada da Praça de Esportes “Mauricio Foitte”, em frente à Avenida Getúlio Vargas.





                  Salto do Imigrante

 
 
Possuindo duas quedas d’água, sendo uma com 15 e outra com 20 metros de queda, o Salto do Imigrante é uma cachoeira rodeada por mata atlântica e com diversos animais silvestres.

Situa-se em propriedade particular chamada “Fazenda Monte Olimpo” onde, no futuro, haverá uma pousada, mas pode-se avistá-la da rua.


  • Horário de funcionamento: Como localiza-se em propriedade particular, a visitação pode ser feita somente com autorização.
  • E-mail: zeus@monteolimpo.tur.br
  • Telefone: (47) 3632-1030 ou (47) 3632-7328
  • Endereço: Estrada do Salto, s/n

 
 

 
 

Como chegar:

no trevo principal da cidade (da rodovia SC 301), fazer a rotatória e seguir pela estrada de chão sentido Avenquinha. Seguir sempre por essa estrada, até a bifurcação, onde há placa indicando Salto do Engenho. Pegar o sentido à direita e seguir por esta estrada, até encontrar a placa que indique o Salto do Imigrante à esquerda. A cachoeira fica a cerca de 1 km desta entrada.
 
 

 



Cascata Paraíso


 

Cascata Paraíso

Cachoeira localizada bem no centro da cidade, a alguns metros da Prefeitura Municipal. Suas duas quedas juntas somam mais de 60 metros de altura, e nos seus paredões rochosos é possível praticar rapel e escalada. O local é propício para banho e para contemplação da paisagem. Próximo ao topo da cachoeira há um mirante natural, de onde se pode avistar toda a cidade e as montanhas da Serra Dona Francisca. Antigamente, a força das águas da cascata gerava energia elétrica para impulsionar as máquinas de uma importante fábrica de amido e fécula de batata, de propriedade da Cia. Lorenz.
  • Horário de funcionamento: o acesso é público, mas o terreno é de propriedade particular. É permitido adentrar ao terreno somente a pé.
  • Telefone: (47) 3632-7328 ou (47) 3632-2450
  • Endereço: Rua da Cascata, ao lado da S.A.C.A., s/n - Centro
 
 
 
 

 
 
 
O Rio Negro margeia a estrada que leva ao topo das montanhas
Créditos: Marcio S. Habech

Como chegar:

O trajeto mais curto é através de Bateias de Baixo. Do centro desse bairro, deve seguir sentido a localidade de Bateias de Cima, passando por Ribeirão do Meio, Ximbuva, Santana e Rodeio Grande. A estrada entra em território paranaense, na localidade de Postinho, retornando a Campo Alegre nos pés das montanhas. São 56 quilômetros de estrada de chão, com traçado sinuoso, em terreno acidentado. Deve-se utilizar veículo com tração nas quatro rodas para superar com segurança a subida íngreme da serra que leva ao topo das montanhas. Todo o caminho até o topo das montanhas possui placas indicativas.
 

Cascatinha do Calçadão
Créditos: Keti Maria Sales Franco
 
 
 
 

Calçadão
Créditos: Samille Kestering
 
O Calçadão da Cascatinha situa-se no centro da cidade, na continuação na rua Coronel Bento Amorim. Construído em 2001, é um espaço público de lazer, adornado por uma bela cascata formada pelo Ribeirão Farias. As pedras do calçadão formam vários desenhos de produtos característicos de Campo Alegre, como a araucária e o pinhão. No Calçadão acontecem os dois principais eventos do município: Festa Estadual da Ovelha e o Festival de Inverno.
Festa Estadual da Ovelha – iniciada em 1998 por um grupo de amigos, a festa cresceu e a partir da 6ª edição passou a ser realizada no Calçadão. Todos os anos, em março, reúne grande público para apreciar a gastronomia à base da carne de ovelha, as exposições agropecuárias, os shows, a feira de artesanato e produtos coloniais.
Festival de Inverno – realizado desde 2004, oferece uma programação cultural repleta de música, gastronomia variada, artesanato, oficinas e muitas outras atrações.
  •     

Nenhum comentário:

Postar um comentário