
INTRODUÇÃO AO GÊNERO
Poemas para brincar.
Poesia
É brincar com palavras
Como se brinca
Com bola,papagaio, pião
Só que
Bola, papagaio,pião
De tanto brincar
Se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas
Mais novas ficam.
Como a água do rio
Que é água sempre nova
Como cada dia
Que é sempre novo dia.
José Paulo Paes
Para introduzir o gênero fiz a leitura em voz alta da poesia de José Paulo Paes, depois escrevi no quadro de giz para demonstrar a diferença da escrita de um texto poético e de uma narrativa. A leitura foi feita novamente com a turma; os meninos liam uma estrofe e as meninas outra. Depois estimulei a oralidade e a compreensão da leitura perguntando o que cada um achou, entendeu e como sabiam que o texto era uma poesia. Os alunos fizeram uma ilustração na cópia do poema no caderno de língua portuguesa. No dia seguinte fomos ao laboratório de informática para escrever o que compreenderam com a poesia.
"Mas, independentemente do texto que escrevemos, o domínio da escrita
também implica: escolher um vocabulário adequado, respeitar as estruturas
sintáticas e morfológicas da língua e fazer a correção ortográfica.
Além disso, se tomarmos a produção escrita como um processo
e não só como o produto final, temos de levar em consideração as
atividades de revisão, de releitura e de reescrita, que são necessárias
para chegarmos ao resultado final desejado."OLP
O laboratório de informática na escola não é uma novidade mas muitos ainda imaginam que é para jogos, são poucos alunos das turmas que possuem um computador em casa por isso, a atração por esse "novo fazer" na escola tem muita aceitação pelos alunos. E ao reproduzirem seus textos na máquina o corretor de textos informa seus equívocos ortográficos e assim podemos refletir sobre as regras ortográficas, pontuação, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário