segunda-feira, 6 de maio de 2013

Embasamento e metodologia





Conhecer coisas e lugares novos traz muito prazer.
Como é bom viver novas experiências... Descobrir o que cada lugar tem de especial, sua natureza, seus museus, sua gastronomia, suas festas tradicionais, etc. conhecer isso é fazer TURISMO que, além de ser muito gostoso, pode enriquecer uma cidade e trazer muitas oportunidades de trabalho. E muito conhecimento cultural. Mas para começar, é bom perguntar e pesquisar: o que é turismo mesmo?
 
 
 
 
 

      Turismo é quando você viaja, só ou em grupo, para:

·         Conhecer lugares, que podem estar perto de sua cidade, na sua região, no Brasil ou no exterior.
·         Fazer uma viagem de negócios, ou de estudos, ou de exposições e eventos.
·         Participar de festas populares e tradicionais como temos em Campo Alegre – SC a Festa da Ovelha e O Festival de Inverno. E temos em toda nossa região festas famosas que atraem grande número de turistas.
 
 

Quem é o turista? O que ele procura?

O turista é aquela pessoa que viaja para conhecer coisas bonitas, conhecer os costumes, a história e a natureza de outros lugares. Toda viagem que você faz com sua família, com amigos ou com grupo de sua escola também é turismo e onde você tem a oportunidade de aprender e conhecer muitas coisas.





 

TURISTA QUER SER BEM TRATADO, QUER SER RESPEITADO.

·         Precisamos de cidades limpas e bem sinalizadas.

·         Informações corretas

·         Povo educado e hospitaleiro.

·         Turista: recebe bem que ele volta

·         Quando as cachoeiras, rios, matas, ruas, patrimônios e centros históricos estão bem cuidados.

·         Quando restaurantes, quiosques, lanchonetes e casas comerciais são limpos, organizados e com pessoas capacitadas para atender.

·         Quando rodoviárias, pontos de ônibus, aeroportos, estações de trem, táxis estão organizados, limpos e respeitam passageiros e horários.









 
 
Metodologia:

 

Trabalhar na sala de aula na tipologia textual poesia.

Iniciar com leitura de poemas de autores famosos para permitir que os alunos percebam sua musicalidade (ritmo, rimas, aliterações, assonâncias ). Isso faz com a beleza dos poemas sejam ressaltados para maior compreensão dos alunos tornando-os mais fáceis às crianças para que possam descobrir a beleza da poesia e apaixonar-se por ela.

 

Montagem da biblioteca de sala para permitir que os alunos além da leitura de textos poéticos escolham suas leituras para lerem em duplas ou sozinhos silenciosamente, enquanto aguardam outros colegas concluírem as atividades diárias.

 

Montagem de um mural poético na sala de aula.

 

Leitura de poesias para crianças no laboratório de informática.

 

Dia da poesia:

Declamação de poemas em duplas e escolhidos pelos alunos.

 

Proposta de escrita de poemas sobre Campo Alegre.

Leitura inicial dos poemas criados para a turma.

Reescrita dos poemas ( onde podemos melhorar)

Passeios nos limites da escola e nas ruas próximas

CiênciasAlimentação saudável: nosso município muitas casa possuem hortas caseiras, plantar mudas de legumes, verduras na horta escolar.

Cuidados com o solo.

O uso de acrósticos dos nomes dos colegas para iniciar no mundo da escrita poética.

Promover o respeito ao meio ambiente, especialmente com as áreas de ciências naturais através dos estudos das fotos dos locais visitados trabalhando ecossistemas da vegetação natural e aquático de nosso município.

Geografia o espaço geográfico, trabalho e consumo.

   História colonização campo-alegrense

   Matemática Numeração decimal partindo das informações demográficas e populacional


      MONTAR UM BLOG PARA DIVULGAÇÃO DOS POEMAS PRODUZIDOS PELA TURMA E DIVULGAÇÃO DAS BELEZAS DE NOSSO MUNICÍPIO
 
Avaliação continua, como parte integrante do processo ensino aprendizagem através das atividades propostas e das técnicas apresentadas pela professora. Se necessário novas maneiras de apresentação dos conteúdos e para fornecer subsídios para novas abordagens.

 

“Avaliar a aprendizagem, portanto implica avaliar o ensino oferecido. se, por exemplo, não há a aprendizagem esperada, significa que o ensino não cumpriu com sua finalidade: a de fazer aprender”.  (SEF, 1997c, p.56)





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário