segunda-feira, 13 de maio de 2013

Digitando as poesias. Uma homenagem para Campo Alegre





Ler e escrever é um direito fundamental do cidadão.


A escola precisa criar o ambiente e propor as situações de práticas sociais de uso da escrita aos quais

os alunos não têm acesso para que possam interagir intensamente com textos dos mais variados

gêneros, identificar e refletir sobre os seus diferentes usos sociais, produzir textos e, assim, construir

as capacidades que lhes permitam participar das situações sociais pautadas pela cultura escrita.


Ler e escrever não se resume a juntar letras, nem a decifrar códigos; a língua não é um código: é um

complexo sistema que representa uma identidade cultural. É preciso saber ler e escrever para interagir

com essa cultura com autonomia, inclusive para modificá-la, do lugar de quem enuncia, e não

apenas consome.


Ao eleger o que e como ensinar é fundamental levar em consideração esses fatos, não mais para justificar fracassos, mas para criar as condições necessárias para garantir a conquista e a consolidação

( SP GOV )















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